Diante de um 2020 difícil que o mundo todo enfrentou e com a esperança de dias melhores em 2021, nada mais justo que falar sobre solidariedade neste momento. Mas, além da importância de ser solidário, vamos falar também sobre como você pode ser solidário e quais os benefícios dessa atitude para quem a pratica.

 

De acordo com a ONU – Organização das Nações Unidas, a solidariedade é fundamental para alcançar objetivos. Ela é identificada na Declaração do Milênio como um dos valores fundamentais das relações internacionais no século XXI.

 

Continue a leitura e veja como a solidariedade pode mudar a vida de quem pratica Equoterapia.

 

 

Solidariedade não é assistencialismo

Você é solidário quando se sensibiliza por uma causa social e se torna parte dela, quando dedica seu tempo a ouvir um ente querido que está atravessando um momento delicado, quando se deixa em segundo plano por alguns instantes para priorizar uma pessoa que precisa de ajuda.

 

O Papa João Paulo II, por exemplo, afirmou que solidariedade não é um sentimento vago de compaixão pelos infortúnios das outras pessoas e sim uma determinação firme e perseverante de se comprometer com o bem comum. Nesse sentido, ser solidário vai além de realizar gestos esporádicos de caridade, envolve realmente abraçar as causas e se tornar parte delas.

 

Aqui na ONG Passo Amigo, atualmente, atendemos um total de 89 pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas que praticam Equoterapia de forma gratuita. Isso só é possível porque contamos com gestos de solidariedade das pessoas e empresas que acreditam no nosso trabalho há muitos anos.

 

Entre as ações solidárias, podemos citar os almoços e os chás beneficentes, que nos ajudam a arrecadar verba para compra de materiais e insumos de trabalho, as doações, além da dedicação de voluntários que também são peças essenciais para que consigamos seguir fazendo nossas atividades.

 

 

Como fazer da solidariedade um hábito

Vale sempre lembrar que o ato de ser solidário precisa ser verdadeiro. Portanto, algumas habilidades precisam ser desenvolvidas. Entre elas, talvez as mais importantes sejam a empatia e a escuta atenta. Em resumo, é agir em prol do próximo, de maneira genuína e da forma como está ao seu alcance.

 

Não há uma fórmula mágica, mas a partir do momento que você se identifica com alguma causa é inevitável que o instinto de compaixão aflore e desperte em você esse sentimento maravilhoso de se doar para o outro. Nós recomendamos!

 

 

Benefício também para quem pratica

Quando um indivíduo ajuda o outro é inundado por sentimentos fantásticos de satisfação, utilidade e pertencimento. Quando se é solidário, o bem é multiplicado em sua vida e na daqueles que foram tocados pelo seu gesto.

 

O psiquiatra e professor do Curso de Medicina da PUC Minas, Renato Diniz Silveira, explica que o bem acaba provocando o bem. Segundo ele, com a redução dos níveis de estresse e a sensação de renovação de energia, são atenuados problemas como insônia, gripe, depressão, resfriado, dor de cabeça e sintomas de fobia social. Em contrapartida, há o aumento da resiliência, otimismo e autoconfiança. A explicação é científica: ao praticar um ato solidário, liberamos endorfina, hormônio responsável pela regulação do nosso bem-estar. "A solidariedade gera, então, energia, melhora a saúde e impulsiona a gente para o bem".

 

 

Exemplos de como ser solidário

 

– Doar-se: Fazer um esforço a fim de doar o seu tempo, ou recursos financeiros para um projeto social ou para alguém que necessite, faz bem para as pessoas e para o espírito de quem ajuda. Dessa forma, auxiliar com aquilo que temos e está ao nosso alcance pode ser decisivo para salvar vidas, melhorar a qualidade de vida de alguém ou colocar comida no prato de pessoas necessitadas.

 

– Compartilhe seu conhecimento: Muitas vezes, uma habilidade que possui pode se transformar em renda para um terceiro ou oferecer melhores oportunidades de trabalho. Procure saber se existe alguma instituição da sua cidade em que isso já acontece e torne-se um voluntário.

 

– Seja solidário também com pessoas próximas: Além de fazer parte de causas sociais e ajudar pessoas que não conhece e que estão em necessidade, lembre-se de olhar ao seu redor, para os seus entes mais queridos, pois a solidariedade também os inclui. Esteja atento para perceber quando um amigo, familiar ou vizinho estiver precisando de apoio, estenda a sua mão, ouça o que eles dizem com atenção. Um dia, pode ser você do outro lado, precisando de ajuda.

 

 

Todas as pessoas, empresas e órgãos que caminham junto conosco tem uma importância inexplicável na nossa trajetória. São a prova de que a união e a disposição em fazer acontecer têm uma força poderosa, capaz de transformar vidas.

 

Dessa forma, faz-se necessário que estejamos sempre em busca de novos recursos para que a Equoterapia em Vacaria tenha continuidade e os beneficiados não deixem de ser atendidos.

 

Quer ajudar a entidade? Então, fale conosco pelo telefone (54) 3232.4713 e vamos conversar! E, assim que acabar a pandemia, você está convidado para visitar e conhecer o trabalho que a ONG Passo Amigo realiza.

 

 

Este texto teve a colaboração de trechos extraídos dos sites: www.marista.org.br e www.ibccoaching.com.br.