O que é solidariedade para você? Para nós, solidariedade é o comprometimento mútuo de magnitude ampliada ao outro, é o saber sintonizar com o que está em sua volta e não fechar os olhos. No mundo todo, o dia 31 de janeiro é o dia do ano que paramos para refletir sobre o seu significado e qual a importância desse gesto.

 

A Solidariedade

De acordo com a ONU – Organização das Nações Unidas, a solidariedade é fundamental para alcançar objetivos. Ela é identificada na Declaração do Milênio como um dos valores fundamentais das relações internacionais no século XXI.

De maneira mais aprofundada, conforme o sociólogo francês Émile Durkheim, existem dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.

A solidariedade mecânica expressa a semelhança entre indivíduos e ajusta os detalhes da ligação entre esses mesmos indivíduos. Este tipo de solidariedade se manifesta através da religião, família, dos costumes e tradições, ou seja, aspectos que contribuem para o vínculo social.

A solidariedade orgânica também tem como objetivo melhorar o vínculo social, mas isso acontece através da divisão social do trabalho. Neste caso, a diferenciação entre os indivíduos através do trabalho resulta na solidariedade, quando existe a interdependência e o reconhecimento que todos são importantes.

Nunca se esqueça: solidariedade não é assistencialismo. Você é solidário quando se sensibiliza por uma causa social e se torna parte dela, quando dedica seu tempo a ouvir um ente querido que está atravessando um momento delicado, quando se deixa em segundo plano por alguns instantes para priorizar uma pessoa que precisa de ajuda.

 

Benefícios de ser uma pessoa solidária

Ajudar o outro gera sensações de alegria profunda, resiliência emocional e vigor.

Um senso de otimismo e valor próprio é gerado à cada ação solidária, melhorando a autoconfiança;

Segundo pesquisas, ser voluntário com frequência gera uma sensação de alegria equivalente a se formar na faculdade!

 

A importância da solidariedade para o nosso trabalho

Desde o início, o apoio da comunidade foi de extrema importância para a criação da ONG Passo Amigo e também para a manutenção dos serviços prestados e o crescimento da entidade. E até hoje, importantes fontes de recurso para a nossa entidade vem de atos solidários. Como doações da comunidade, verbas arrecadadas em eventos, almoços, chás beneficentes, entre outros. Além dos recursos contamos com muitas pessoas que através de trabalho voluntário se solidarizam com a nossa causa!

Gostamos de falar que não há uma fórmula mágica para ser solidário, mas a partir do momento que você se identifica com alguma causa é inevitável que o instinto de compaixão aflore e desperte em você esse sentimento maravilhoso de se doar para o outro.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Fale com a gente: (54) 3232.4713. Esse também é o número do nosso WhatsApp.