Por Giordana Grigol

A ONG Passo Amigo inaugurou na manhã desta quinta-feira, 29 de outubro de 2020, a sua sede localizada no Parque de Rodeios. Em razão da pandemia do Novo Coronavírus, apenas um número restrito de convidados pôde estar presente seguindo todos os protocolos de prevenção para a segurança de todos.

 

Na oportunidade, a caminhada do projeto, que completa 10 anos neste 2020, foi rememorada pela fundadora e coordenadora da entidade, Juliana Biazus. Segundo Juliana, quando a caminhada começou não havia absolutamente nada além de um sonho, muita garra pra correr atrás dele e algumas pessoas dispostas a fazer a diferença.

 

“Passamos por inúmeras lutas, fomos acolhidos em diversos lugares e hoje todos são muito gratos àqueles que cederam esses espaços para que fosse possível nos solidificarmos. Com o passar do tempo, e sempre com muita determinação o trabalho foi crescendo e ganhando espaço, mas com isso também cresceu a demanda pelo atendimento e percebeu-se a necessidade de ter um espaço amplo e acessível para receber os praticantes e suas famílias. Com cada vez mais pessoas dispostas a caminhar junto nessa jornada, o projeto foi ganhando mais força, confiança e ajuda da comunidade.”

 

Ainda nas palavras de Juliana, esse novo espaço, da sede e galpão, representa muito mais do que a conquista de um lugar, ele faz o olho brilhar e o coração aquecer. “Saber que agora os cadeirantes podem entrar e circular com facilidade, que as famílias ficam bem acomodadas em uma recepção confortável, que as avaliações podem ser realizadas com toda a qualidade e zelo necessário em salas especialmente dedicadas a elas e que as mães têm um espaço de escuta reservado para que possam receber a devida atenção.”

 

Os grupos de convivência também ganharam um local mais amplo e todo o material de trabalho pode ficar armazenado com o devido cuidado. Além disso, o galpão permite que as sessões de Equoterapia sejam realizadas indiferente das condições climáticas, garantindo que os atendimentos não sejam prejudicados mesmo em dias de mau tempo.

 

Durante a cerimônia algumas pessoas foram homenageadas em razão do trabalho que realizam em prol da instituição. São eles: o agropecuarista e criador de cavalo crioulo, José Atílio Marcantonio Muricy, que era presidente da Associação Rural de Vacaria na época em que ONG Passo Amigo iniciou sua jornada, e autorizou a cedência do espaço para que fossem iniciados os atendimentos. O também agropecuarista e atual presidente da Associação Rural, Luiz Alfredo Horn, que confiou no trabalho que já vinha sendo executado e possibilitou que fosse possível continuar recebendo o benefício das belezas e dos recursos que existem no Parque de Rodeios.

 

O proprietário do Grupo ResfriAr, Roberto Cardoso, também foi um dos agraciados pelo honrável gesto de doação dessa tão sonhada sede. Ele foi um dos primeiros doadores da instituição e sempre acreditou no trabalho realizado, sendo um incentivador presente em toda a história da entidade e por inúmeras vezes buscou novos apoiadores. E o Promotor de Justiça frente a Promotoria de Infância e Juventude da Comarca de Vacaria, Luís Augusto Gonçalves Costa, que realiza um excelente trabalho em prol da infância e juventude, bem como para as entidades socioassistenciais do município, além de ser um dos responsáveis por ajudar a construir o tão esperado galpão da entidade.

 

A ONG Passo Amigo é uma organização sem fins lucrativos, com registro na Associação Nacional de Equoterapia, que atende atualmente 88 praticantes, utilizando como principal método a Equoterapia, crianças, adolescentes e adultos com deficiência e/ou necessidades específicas bem como seus familiares através do atendimento psicossocial. Contamos com uma equipe de nove profissionais, sendo das áreas de administração, equitação, psicologia, fisioterapia, e assistência social, além de três cavalos. Já passaram pela instituição mais de 214 pessoas e suas famílias.

 

Foto: Bruna Bueno