De 21 a 28 de agosto, em todo o Brasil, acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi sancionada em 2017 por meio da Lei 13.585, e tem como principal objetivo promover debates de inclusão social e combate ao preconceito e à discriminação das pessoas com deficiência.

 

De acordo com a Organização das Nações Unidas, quase 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência e conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCD’s).

 

Em 2020, o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social” e reafirma a importância da participação da família em todos os processos de vida dessas pessoas.

 

O que é a Deficiência Intelectual e Múltipla?

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva possuem um funcionamento intelectual com limitações significativas em áreas importantes da vida, elas apresentam dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender regras e realizar atividades cotidianas como, por exemplo, as ações de autocuidado.

 

As pessoas com deficiência múltipla são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências. Um exemplo seriam as pessoas que têm deficiência mental e física.

 

“A inclusão das pessoas com deficiência não depende exclusivamente de leis, códigos ou decretos. Ela depende de brotar em um coração a verdadeira semente da transformação de vidas. Nesse sentido precisaremos ler o coração e praticar nossa total capacidade de entender como nosso próximo precisa de um ombro amigo. Desse modo ficará mais fácil sobreviver ao caos deste sistema preconceituoso e discriminatório." José Mário Dantas