Os pais dos praticantes de equoterapia da ONG Passo Amigo tiveram a oportunidade de receber a visita da psicóloga Neiva Pacheco na tarde da última segunda-feira, 09/06. O encontro teve como objetivo tratar sobre assuntos relacionados à convivência na família e seu modo de tratamento entre os membros.

Além disso, a psicóloga Neiva Pacheco, que atua na Escola de Pais, um projeto da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra, falou com os pais sobre a valorização deles mesmos em relação ao ambiente familiar e o papel que eles tem para com os filhos.

Voltada especialmente para as mães, que são geralmente as maiores responsáveis pelas atividades domésticas, a psicóloga atentou sobre a realidade da vida doméstica. E colocou uma pergunta para as presentes: “Qual o tempo que você vai dar para você?”, visto que elas se preocupam mais que o necessário com os filhos e maridos, ao invés de cuidarem melhor de si mesmas.

O encontro proporcionou clareza no que diz respeito aos limites que devem ser respeitados, como por exemplo, parar de fazerem a auto-punição, de que nada nunca está bem feito, ou que nem sempre consegue agradar os integrantes da família.

Por fim, foi proposta pela profissional, como exemplo do trabalho que é feito na Escola de Pais, da Amucser, que os participantes estipulassem metas para as próximas semanas, como forma de melhorar seu tempo próprio, valorizando a si mesmo.